Home > Notícias > Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Por: Sandro Azevedo

Em: 08/03/2020

O somatório de avanços provenientes da emancipação feminina, permitiu que a sociedade aglutinasse um novo perfil de mulher independente e capaz de romper paradigmas. Naturalmente, vários foram os desafios enfrentados pela mesma neste processo, como por exemplo, a dificuldade de conciliar atividades da vida familiar e da vida profissional, a superação para priorizar a atividade profissional em detrimento da vida pessoal, a dificuldade de incorporar com excelência, os inúmeros papéis presentes no seu convívio, e a necessidade de vestir-se de atitudes e características convencionadas como masculinas, como a objetividade, a racionalidade fria e a severidade nas suas decisões.

Apesar de existirem antigos e novos obstáculos a serem por ela suplantados, a mulher tem conquistado de maneira significativa, uma ampliação da sua liberdade de escolha. A opção por desempenhar uma multiplicidade de papéis que lhe são atribuídos pela sociedade, ou mesmo, a escolha de priorizar substancialmente a sua vida profissional. No mesmo viés, a capacidade de decisões, sem que isso lhe submeta à prejuízos perante à sua valorização como mulher.

Portanto, a grande conquista da mulher contemporânea, é o poder de escolha. Esse direito reconhecido, é resultado de uma consciência cada vez mais coletiva de que os papéis sociais relacionados historicamente, com o universo feminino, podem ser reavaliados e, assim transformados, dentro de uma nova visão participativa, humana e democrática. A Federação Nacional dos Técnicos em Segurança do Trabalho (FENATEST), reconhece o grande potencial desta força de vida e de trabalho, que precisa ser considerada em seus direitos, e notoriamente, em suas limitações. Para tanto, precisamos valorizar a mulher, como importante elemento propulsor na construção da sociedade, e no seu dia internacional , ainda mais, como símbolo de representação, zelo e preservação da vida.

Nossas felicitações à todas as mulheres,

Sandro de Menezes Azevedo

Segundo Secretário Geral/FENATEST